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Mensagens : 28 Pontos : 88 Reputação : 0 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : -7975 Localização : OTSERV
| Assunto: Criando seu OT Qui Jul 30, 2009 5:44 am | |
| - Criando seu OT
OTServ IntroduçãoOTServ é a abreviação do nome Open Tibia Server, que significa "Servidor de Tibia aberto", devido ao uso da licença GPL/GNU. Fora programado na linguagem C++, utiliza o mesmo cliente do Tibia (tibia.exe) e, consequentemente, os mesmos gráficos e funções. Porém, ao criar um, VOCÊ tem total controle sobre ele! Podendo editar e criar jogadores, monstros, magias, NPCs e até mesmo mapas. Você tem total autonomia para fazer o que quiser com seu servidor; transformá-lo em servidores com estilos peculiares, manipular quests e invasões e até mesmo modificar, caso tenha conhecimento, o código-fonte (source) do servidor. Em poucas palavras, poderíamos dizer que OTServ são servidores piratas do jogo Tibia. A área do OTServ é extendida em vários itens, todos eles importantes para o desenvolvimento e configuração do mesmo. São eles: Mapping - Criação e edição de mapas para utilizar no servidor, desenvolvidos com programas próprios. Scripting - Criação e edição de scripts, como ações, NPCs, magias e monstros. Todos os itens citados utilizam as linguagens LUA e XML. Programação - Item de nível mais alto, pois você precisa de um vasto conhecimento da linguagem de programação C++, da qual o OTServ foi desenvolvido. Tendo tal conhecimento, você pode editar o código-fonte de um OTServ e adicionar muito mais funções e efeitos ao mesmo. Manipulação de Sprites - Essa área não é relacionada ao OTServ em si, mas sim aos gráficos do cliente do Tibia, tais que você pode editá-los com um bom programa de edição de imagens e um compilador de arquivos SPR, fazendo seu cliente ficar com uma aparência mais divertida ou engraçada, varia a gosto. Websites - Essa área também não é relacionada ao OTServ em si, mas é um item muito importante para a criação de um servidor, pois é aonde você mostrará todas as informações de seu servidor para outras pessoas e onde elas irão criar contas para jogar em seu servidor. Em nosso fórum vocês também irão encontrar outras coisas importantes, como utilitários feitos para ajudá-los em certos quesitos, tutoriais, dicas e tudo o que você precisa para se tornar um expert no mundo do OTServ e criar um servidor famoso e divertido! Se você é um daqueles caras que vai fazer um OT e não deixa-lo 24 Horas desiste amigo.Para você criar um OT 100% Completo é preciso ter bastante paciência mas vamos láIténs para fazer seu OT 1 - Você precisará de um OTserv(Este item é o principal dentro dele há arquivos necéssario para fazer seu OT) 2 - Você precisará do Sqlite(É um dos principais também,Sqlite é um banco de dados onde ficará as contas feitas OBS: Sqlite é uma opção tem também o localhost mas o mais fácil de se fazer é o Sqlite) 3 - Você precisará de um Website ( Como o nome diz é um site para seu OT,é uma opçao logico) 4 - Você precisará do AppServ ( AppServ serve para várias coisas,mas você precisará editar algumas coisas ,resumindo serve para colocar seu site on) Esses itens estão na seção de DownloadsE os tutorias estão AquiBem proseguindo,eu vo passar todos os meus truques e dicas para vocês Depois de ter baixado o seu OTServ vamos configurar umas coisitas
Confi.lua que está localizado no diretório matriz, e faça-o ser executado com o notepad (bloco de notas).
vocations.xml,stages.xml Que está localizado em data/xml Configurando confi.lua- Spoiler:
--(EM CONSTRUÇÃO) The Forgotten Server Config
-- Account Manager accountManager = "yes" --Ativar Account Manager? (yes/no) newPlayerChooseVoc = "no" --Escolha de votação ativada? Se no, jogadores começaram como no-vocation newPlayerSpawnPosX = 95 --Coordenada inicial X do novo jogador newPlayerSpawnPosY = 117 --Coordenada inicial Y do novo jogador newPlayerSpawnPosZ = 7 --Coordenada inicial Z do novo jogador newPlayerTownId = 1 --"Townid" do novo jogador newPlayerLevel = 1 --Nível inicial do novo jogador newPlayerMagicLevel = 0 --ML inicial do novo jogador generateAccountNumber = "yes" --Se yes, o account manager gerará uma conta aleatória, se no, o jogador escolherá sua conta
-- Banimentos broadcastBanishments = "yes" --Anunciar banimentos para todos os jogadores? (yes/no) banDays = 7 --Dias de ban finalBanDays = 30 -- killsToBan = 5 --Mortes injustas para o banimento automático
-- Batalhas worldType = "pvp" --Tipo de mundo (pvp, no-pvp, pvp-enforced) hotkeyAimbotEnabled = "yes" --Sistema de hotkeys ativado? (yes/no) protectionLevel = 1 --Nível máximo protegido de PK killsToRedSkull = 3 --Número de mortes para virar red skull pzLocked = 60000 --Tempo (milissegundos) para o battle sair deathLosePercent = 10 --Percentual de experiência perdido ao morrer criticalHitChance = 7 --Chance de desferir um golpe crítico em monstros ou outros jogadores removeAmmoWhenUsingDistanceWeapon = "yes" --Munições finitas? (yes/no) removeChargesFromRunes = "yes" --Runas finitas? (yes/no) timeToDecreaseFrags = 24 * 60 * 60 * 1000 --Tempo para diminuir frags (em milissegundos) whiteSkullTime = 15 * 60 * 1000 --Tempo para sumir uma White Skull (em milissegundos) oldConditionAccuracy = "no" -- alternativeExhaust = 1000 --
-- Comandos displayGamemastersWithOnlineCommand = "no" --Mostrar GMs online com o comando !online (yes/no)
-- Configurações de conexão ip = "127.0.0.1" --IP real do servidor port = 7171 --Porta do servidor loginTries = 10 --Tentativas de login erradas para bloquear o usuário retryTimeout = 5 * 1000 -- loginTimeout = 60 * 1000 --Quanto tempo um jogador pode ficar na lista de escolha de personagens até ela se fechar (em milissegundos) maxPlayers = "1000" --Número máximo de jogadores online simultaneamente permitido motd = "Welcome to the Forgotten Server!" --Motd do servidor onePlayerOnlinePerAccount = "yes" --Vetar que jogadores possam usar a mesma conta com personagens diferentes simultaneamente? (yes/no) allowClones = 0 --Quantidade de clones do mesmo personagem permitidos (0 para desativar) serverName = "Forgotten" --Nome do servidor loginMessage = "Welcome to the Forgotten Server!" --Mensagem de login adminLogsEnabled = "no" --Gravar logs administrativos? (yes/no) statusTimeout = 5 * 60 * 1000 -- replaceKickOnLogin = "yes" --Ao logar num personagem que já está online no servidor, kická-lo para o outro entrar? (yes/no)
-- Lista de mortes deathListEnabled = "yes" --Salvar mortes dos personagens, para serem mostradas em um site por exemplo (yes/no) maxDeathRecords = 5 --Número máximo de mortes salvas (ao alcançar 6 por exemplo, a primeira morte é removida dando espaço a última)
-- Guildas ingameGuildSystem = "yes" --Sistema de guildas no jogo ativado? (yes/no)
-- Casas housePriceEachSQM = 1000 --Preço de cada sqm de uma casa, em gold houseRentPeriod = "never" --Alugel
-- Ócio kickIdlePlayerAfterMinutes = 15 --Kickar jogador inativo depois de quantos minutos?
-- Uso de itens timeBetweenActions = 200 --Tempo de "exhaust" entre o uso da opção "Us it" (por exemplo, "Use it" para acender tochas) (em milissegundos) timeBetweenExActions = 1000 --
-- Mapa mapName = "forgotten" --Nome do mapa, pasta world mapAuthor = "Komic" --Autor do mapa randomizeTiles = "yes" --Aleatorizar pisos? (yes/no)
-- Troca de mensagens enableRuleViolationReports = "yes" --Ativar control+z (yes/no) maxMessageBuffer = 4 --
-- MySQL mysqlHost = "localhost" --Host que está localizado o banco de dados do servidor mysqlUser = "root" --Usuário (login) que acessará o banco de dados mysqlPass = "" --Senha do usuário mysqlDatabase = "theforgottenserver" --Nome do banco de dados mysqlPort = 3306 --Porta do servidor MySQL (padrão 3306)
-- Premium Account freePremium = "no" --Premium account grátis? (yes/no)
-- PVP Server (configurações para servidores pvp-enforced, mas influenciam em servidores comuns) displayOnOrOffAtCharlist = "no" --Mostra se o jogador está online ou offline na lista de personagens allowChangeOutfit = "yes" --Troca de outifit permitida? (yes/no) noDamageToSameLookfeet = "no" --Proibir atacar jogadores com a mesma aparência? (yes/no) experienceByKillingPlayers = "no" --Ganhar experiência ao matar outros jogadores? (yes/no)
-- Rates rateExp = 5 --Multiplicador de experiência (Ex.: Se deixar 30, os monstros darão 30 vezes mais experiência que o Tibia global; Rats darão 150exp e Demons darão 180000exp) rateSkill = 3 --Multiplicador de skills (Ex.: Se deixar 80, os jogadores irão ter seus skills aumentados 80 vezes mais rápido que no Tibia global, diferenciando pelas suas vocações) rateLoot = 2 --Multiplicador de loot dos monstros (Ex.: Se deixar 2, as chances do monstros dropar itens serão 2x maiores do que no Tibia global) rateMagic = 3 -- Mesma coisa de cima, mas relacionado à mana/magic level rateSpawn = 1 --Aumentando essa opção, irá aumentar a velocidade de "spawn" (nascimento) dos monstros
-- Real Server Save -- nota: serverSaveHour significa o horário 03:00, não que irá ser salvo a cada 3 horas, -- se você quer o sistema antigo utilize o autoSaveEachMinutes (abaixo). Este método de serversave pode ser instável, --nós recomendamos o uso do otadmin se você quer serversaves reais. serverSaveEnabled = "no" --Habilitar o sistema "real server save", explicado acima (yes/no) serverSaveHour = 3 --Hora que o servidor irá executar o real server save shutdownAtServerSave = "yes" --Fechar o servidor após o real server save cleanMapAtServerSave = "yes" --Limpar o mapa após o real server save
-- Server saving autoSaveEachMinutes = 15 --Server save normal, em minutos saveGlobalStorage = "no" --Salvar GlobalStorage ao fechar o servidor? (procure se informar sobre os scripts que você utiliza, para mexer nesta opção) (yes/no)
-- Spawns deSpawnRange = 2 -- deSpawnRadius = 50 --Distância (em SQM) do respawn atual de um monstro em que tal monstro não poderá ultrapassar (assim voltando ao lugar de origem)
-- SqLite sqliteDatabase = "forgottenserver.s3db" --Arquivo banco de dados, somente se estiver utilizando sqlite
-- SQL sqlType = "sqlite" --Tipo de SQL usado (MySQL, SQLite)
-- Inicialização defaultPriority = "high" --Prioridade definida automaticamente após inicio do servidor
-- Status ownerName = "" --Seu nome (dono do otserv) ownerEmail = "@otland.net" --Seu e-mail url = "http://otland.net/" --Site do otserv location = "Europe" --Localização do otserv
Lembrando que 1000 ms (milissegundos) é 1 segundo.
Nota: Se algum item existente no config.lua não estiver exposto aqui, não se preocupe, simplesmente não mexa nele, a menos que você entenda o que ele faz e queira mudar. Aqui foram expostos os principais, os que podem ser alterados se você desejar. Vale ressaltar também que, todas as alterações no config.lua devem ser feitas dentro das aspas (""). Se você quiser usar aspas nas alterações, utilize-a em conjunto com uma barra invertida para a esquerda: \"
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